segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quando decidi viver uma experiência de intercâmbio! #BlogagemColetiva




Pessoal, depois de muito tempo sem escrever, eis que tenho um bom motivo: contar uma boa experiência! :)

O Plínio Medeiros me falou dessa Blogagem Coletiva sobre Intercâmbio promovida pelo Produzido.net, e eu resolvi dar minha pequena participação com esse texto. Diferente dos textos que eu li nos outros blogs participantes, a minha experiência é um pouco diferente, afinal, eu nunca fiz um intercâmbio mas recebi um intercambista em casa.

Essa experiência começou no final de 2010, e surgiu completamente "do nada". Já havia me cadastrado em uma organização que permite receber intercambistas, mas não havia rolado nada ainda e eu já tinha esquecido, até que me ligaram falando: Chegou um colombiano, você pode receber? Aceitamos o "desafio" e aí se foram cinco meses com o Alejandro em casa.

Dizer sobre os mitos e verdades desse intercâmbio, é importante pois hoje eu vejo como devo e o que não devo fazer ao realizar a minha experiência de sair de casa para um país diferente com uma família diferente e é isso que vou tentar passar pra vocês!

Mitos:

- A rotina da família vai mudar

Coloquei isso como um mito no sentido de que, é impossível receber uma pessoa em sua casa por cinco meses e tratá-la como se fosse visita... Aos poucos ela vai se inserindo na sua família, até que vira parte dela e então, tudo volta ao normal [com um integrante a mais].

- Intercâmbio é pura zoação

Embora como em qualquer lugar as pessoas tenham seus momentos de diversão, se engana quem pensa que intercâmbio é apenas isso. Tem trabalho, estudo, obrigações, correria com documentos e tudo mais que interferem nesses momentos de zoar full time.

- É caro

Dependendo do lugar que vc vai, pode até ser, mas em muitos casos muitos países estão abertos a receberem estrangeiros com bolsas de estudos, auxílio e tudo mais, é só se dedicar um pouco.

- Uma experiência 100% divertida

Engano. Como ja disse, fazer parte de uma família é passar por mals momentos, dificuldade, alegrias, conquistas, perdas e tudo aquilo que estamos acostumados no dia a dia. Portanto, prepare-se para esses altos e baixos também.


Verdades:

- Intercambista é sempre o queridinho por onde passa

Na casa dos tios, na casa da avó, no grupo de amigos, o intercambista sempre tem a preferência e é sempre paparicado, mesmo que só no começo! Então, prepare-se para bons mimos! hehe

- A rotina da família vai mudar

Repeti esse ítem pelo simples fato de que uma pessoa de cultura diferente vivendo na sua casa é fato que abrirá a mente de todo mundo. Você passa a ver o mundo de uma forma diferente.

- Os pais mudam

Bem, esse é um ítem que só quem passa por experiências desse tipo podem confirmar. hehe

- Experiências desagradáveis acontecem

Como disse em alguma parte do post, é impossível se privar de situações desagradáveis quando se convive com uma pessoa todos os dias, por muitos meses. Prepare-se para elas, para que você não perca o controle e isso seja um impedimento para curtir ainda mais o intercâmbio.

- VOCÊ MUDA.

É impossível sair de uma experiência dessa sem se transformar e mudar a forma como vê as outras pessoas, como aproveita seus amigos e valoriza a família.


Bem, resolvi contar sobre esses Mitos e Verdades, pois um intercâmbio aconteceu todos os dias dentro da minha casa. Era uma experiência a cada dia. Surpresas, alegrias, tristezas, não querer comer arroz e feijão com tanta frequência como os brasileiros comem, enfim... Uma reviravolta na vida.

A principal lição que se pode tirar de um intercâmbio, seja ele aonde for, é a seguinte: Esteja preparado para mudar, pois essa é a palavra número 1 na lista de quem se "arrisca" a sair do comum.

Pense nisso e boa viagem nos demais textos.