
Motivado principalmente pela possibilidade de sair desse tédio que minhas férias se tornaram, aceitei o convite de uma amiga pra assistir o lançamento de Aluisio Abranches, o longa "Do Começo Ao Fim". Como até então não conhecia nada sobre o filme, resolvi pesquisar algo sobre, e encontrei críticas que desvalorizavam completamente a obra. Mesmo assim eu fui, meio desconfiado, para tirar minhas próprias conclusões.
Um filme simples, com uma bela fotografia e com uma trilha sonora que considero básica. Detalhes, talvez que tornassem o filme sem graça como algumas "forçadas de barra" de interpretação ou uns cortes de cena que acabavam deixando o filme um pouco confuso se tornaram nada diante do romantismo presente em determinadas cenas de carinho e afeto entre os irmãos-namorados, irmãos-noivos, enfim, entre dois apaixonados.
Embora trate de um tema que cause muita polêmica ainda na sociedade, o homossexualismo é tratado no filme de uma maneira bem natural, aceitável e aí sim, mentirosa, pois todo mundo sabe que essas questões não se resolvem tão facilmente levando em conta a quantidade de preconceituosos que encontramos aos montes por aí.
Por fim, não posso deixar de indicar esse filme para aqueles, que desprovidos de qualquer pré-conceito, desejam apreciar um filme nacional e com uma dose elevadíssima de romance. Aos que se interessam, fica a dica.